domingo, 26 de junho de 2011

Cerejas em Calda de Verdade

Não tenho por hábito comprar cerejas em calda. Gastar dinheiro comprando mamão ou chuchu em bolinhas com muito corante não é exatamente o que eu chamo de uma boa compra, além disso, nunca morri de amores por cerejas em calda. No entanto um pouco antes do Natal quando fui comprar frutas secas para a ceia, achei uns potinhos de cereja em calda em que as frutinhas estavam com o cabinho, uma graça, pareciam verdadeiramente cerejas. Não resisti.

Além de aparência de cerejas, elas também apresentavam sabor de cereja, o que me deixou imensamente feliz já que o tal potinho contendo umas 15 cerejinhas havia custado quase R$ 10,00. O fato é que usei quatro para enfeitar um pavê e as outras foram misteriosamente sumindo de dentro do potinho na geladeira. Não demorou muito para que eu descobrisse que o exterminador era meu próprio marido, já que os gatos não abrem a geladeira ainda. Ele me confessou que adorava, mas que achou absurdo o preço que eu pagara pelas cerejas. A-ham... Boa forma de protesto.

Dias depois zanzando pelo mercado municipal atrás de ingredientes para a ceia de Ano Novo me deparei com cerejas in natura e pensei por que não? Já fiz caldas e geléias de frutas várias vezes, mas nunca havia pensado em fazer calda de cerejas, assim decidi comprar e testar. Não é que deu certo?!

Comprei pouco menos de meio quilo antes da ceia, mas só fui fazer a receita no dia 01 de janeiro, elas se mantiveram muito bem conservadas na geladeira. Como acho uma graça a fruta com o cabinho, decidi preparar meu doce assim, apenas retirei o caroço, fazendo dois cortes em forma de cruz na parte de baixo da fruta e pinçando o caroço com muitaaaa delicadeza. Ao final do processo me restaram 333 gramas de cerejas frescas, descaroçadas e com cabinho.

Cereja em Caldas

330 g de cerejas frescas, com cabinhos e sem caroço
280 g de açúcar cristal orgânico
150 ml de água filtrada
Suco de meio limão

Procedimento:

Lavar as cerejas em água corrente e a seguir retirar o caroço. Para isso, você pode usar um descaroçador ou fazer como eu descrevi logo acima. No início parece que elas irão se desmanchar, mas as minhas não se desmancharam.
Após lavadas e descaroçadas, coloque as cerejas numa panela, acrescente o açúcar cristal e a água. Como as cerejas estão bastante delicadas depois da retirada do caroço, o ideal é não ficar mexendo com a colher. Portanto agite a panela em movimentos circulares e delicados até que o açúcar esteja dissolvido. Leve a panela ao fogo alto e assim que começar a ferver abaixe o fogo ao mínimo. Deixe ferver por aproximadamente 50 minutos. Lembre-se que você não quer uma geléia de cerejas (bem, ao menos eu não queria) e sim cerejas em calda, por isso fique de olho para a calda não ficar muito espessa. Ao final desse tempo, adicione o suco de limão e desligue o fogo. Mexa muito delicadamente para incorporar tudo e deixe esfriar.  Transfira para potes de vidro esterilizados e feche bem.

Ou, caso você pretenda consumir em seguida, coloque num pote de vidro com tampa e bom apetite. Elas não ficaram exatamente lindas, tadinhas, mas uhmmm.... Ficaram imensamente saborosas. A minha sugestão de consumo é com sorvete de creme e iogurte natural caseiro.



A Química na Cozinha



Meu intuito com esse blog é registrar algumas experiências da química de sabores e aromas que acontece na minha cozinha e também desvendar alguns "mistérios" dessa ciência tão rica quanto deliciosa. Quero registrar e compartilhar, com quem assim desejar, a química praticada numa bancada em que "quase" todas as reações dão certo, em que  a síntese leva ao produto, mas seu rendimento somente será satisfatório se o mesmo for totalmente consumido, dando origem a suspiros de puro prazer.

Estamos combinados, vou registrar e compartilhar aqui um pouco da Química que rola na minha Cozinha.