quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E finalmente o presente mais esperado

Desde que soube de sua existência, eu a desejei. Por anos bati bolo na mão, fugi dos merengues e sofri sovando panettone até seu ponto de véu, simplesmente porque decidi que se não fosse ELA, não seria nenhuma outra. Foi dificil, mas hoje me sinto uma mulher recompensada...

Foram mais de 12 horas entre receber a noticia que a batedeira KitchenAid da Artisan havia entrado numa promoção (quem conhece a marca, sabe que o preço é tabelado no Brasil e é bem difícil encontrar por menos) e sair da loja feliz e contente com minha batedeira embrulhada para presente nos braços (mentirinha modo de dizer já que a dita pesa 10 Kg). Esse foi definitivamente um sonho realizado. Não sei como são os outros casais mas aqui em casa, não temos o habito de comprar coisas caras sem consultar um ao outro, por isso quando meu maravilhoso, querido, salve salve marido meu deu carta branca para comprar meu brinquedo, fiquei imensamente feliz, e por isso também serei eternamente grata :)

Tuffynho de linguinha de fora: não parece prever alguma coisa?

Valeu cada dia que esperei. Ela é simplesmente tudo o que eu sonhava e muito mais. Confesso que ainda levo um choque de alegria quando entro na cozinha e a vejo lá: linda, poderosa, vermelha e reluzente.


Fala a verdade... Merecia ou não um post só pra ela?


domingo, 22 de janeiro de 2012

E por falar em Molho de Tomate



Não lembro e nem quero lembrar há quanto tempo não uso molho de tomate pronto. Aliás, alimentos muito processados em geral não são bem vindos aqui em casa. A triste exceção é o hamburguer congelado que de Sadio não tem nada mas meu marido insiste em consumir por pura praticidade (não vou usar preguiça porque sei que as vezes ele passa por aqui :p).

Uma das primeiras receitas de molho de tomate que testei veio da La Cucinetta da Ana. Outras muitas vieram a seguir, mas nunca encontrei uma tão prática e deliciosa quanto esta. Após algumas leves adaptações, minha receita favorita de molho de tomate ficou assim:

Ingredientes:

1 cebola grande
20 g (2 c. s.) de manteiga sem sal
1 lata de tomates pelados italianos
1 xícara de polpa de tomates daquelas vendidas em vidros e de uma marca confiável
1 xícara de água
1 punhado de manjericão
Sal e pimenta moida na hora a gosto

Procedimento:

Descasque a cebola e corte-a ao meio. Coloque a cebola numa panela de tamanho médio com a parte cortada para baixo. Junte a manteiga cortada em pedaços grandes e reserve. Numa tigela, despeje os tomates pelados e com auxílio de garfo e faca pique-os ligeiramente (ou use o mixer). Leve os tomates pelados agora picados à panela e junte a polpa e a água. Leve a panela ao fogo baixo, sem tampa até as bolhinhas aparecerem. Deixe por uns 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. Com o fogo ainda aceso, retire a cebola e corte-a em pedaços graúdos. Acerte o sal e a pimenta do molho, usando apenas o mínimo suficiente para quebrar a doçura, lembre-se que esse molho será base para outras receitas. Apague o fogo, junte o maço de manjericão e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos e volte a cebola novamente a panela. Esse final é opcional, se você quiser usar o molho sem a cebola fique a vontade, mas com a cebola fica delicioso para usar como cobertura em pizzas, por exemplo.





domingo, 14 de agosto de 2011

Presente de dia dos Pais: Farfalle com Frutos do Mar e Cogumelos Paris

Dia dos Pais: Se pai é aquele que cria, educa (nesse caso, tenta), provê, é responsável por e ama acima de tudo, então aqui em casa existe um Pai sim, um excelente Pai, diga-se. O "papys" do Otto e do Tuffy.

Na semana passada disse ao marido que ele poderia escolher um prato para o seu almoço de dia dos pais, ao que ele respondeu sem titubear: - Massa!!

Como assim massa?? Massa (macarrão) aqui em casa é aquele prato coringa. Faço macarrão quando estou sem idéias, faço macarrão quando estou sem tempo, faço macarrão em ocasiões especiais ou para agradar  meus convivas, faço macarrão porque é um dos meus pratos preferidos e faço também quando não há mais nada na dispensa. Sim, porque não lembro de ter ficado sem macarrão na dispensa algum dia, nem mesmo sem a combinação mais simples e perfeita que ele pode ter, alho e óleo.

Confesso que nunca havia pensado no macarrão como essa entidade salvadora, pela qual tenho o maior respeito, admiração e dependência. Pensando bem, meu marido não poderia ter escolhido prato melhor. E como sei que ele adora frutos do mar.. por que não??

Farfalle com Frutos do Mar e Cogumelos Paris


Ingredientes:

300g de Farfalle (eu usei o n° 65 da Barilla)
Um galho de manjericão
400g de molho de tomate feito com muito amor e carinho, se usar molho pronto crescerá uma espinha na ponta do seu nariz e de sobra arruinará com a minha receita.
1 colher de chá de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite extra virgem
2 dentes de alho em fatias finas
250g de camarão rosa (usei camarão congelado e limpo, tirei do freezer na noite anterior)
250g de mexilhões limpos (também usei congelados mas não descongelei)
300g de lula em anéis (também usei congelados mas não descongelei)
150g de Cogumelos Paris
sal e pimenta do reino a gosto
Folinhas de manjericão


Procedimento:

Para o Farfalle:
Numa panela própria para cozinhar macarrão coloque 3 litros de água e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura adicione 1 colher de sopa bem cheia de sal, misture e espere ferver novamente. Adicione o macarrão e deixe o tempo necessário para que fique al dente (se estiver usando um macarrão de grano duro, isso leva cerca de 9/10 minutos).

Para o Molho de Frutos do Mar e Cogumelos Paris:
Numa panela de boca bem larga, colocar o azeite e a manteiga. Quando a manteiga estiver dourada, misturar levemente e adicionar as fatias de alho. Deixe dourar e coloque os camarões rosa para dourar de um lado e de outro. O camarão deve ser retirado da panela e reservado, assim que estiver dourado pois o camarão quando cozinha por muito tempo fica com textura de borracha. Assim que estiver dourado retire o camarão e reserve.

Na mesma panela, coloque uma concha pequena do molho de tomate e acrescente os mexilhões ainda congelados. Os mexilhões congelados soltam bastante água, deixe a panela semi-aberta para que o líquido vá evaporando. Esse processo de descongelar-refogar os mexilhões levou cerca de 7 minutos no meu fogão (fogo alto).

Assim que os mexilhões estiverem macios (descongelados) acrescente o restante do molho de tomate e os anéis de lula. Volte a deixar a panela semi-tampada. Os anéis de lula descongelam rápido, soltam menos líquido e também não devem ser cozidos em demasia sob pena de ficarem parecendo anéis de pneu velho ao invés de anéis de lula. Sendo assim, logo que comecem a ficar macios, adicione os cogumelos Paris e refogue por mais dois ou três minutos. Corrija o sal, adicione a pimenta e as folinhas de manjericão.

Misture com muita delicadeza o farfalle cozido ao molho e sirva imediatamente.

Molho: Frutos do Mar e Cogumelos Paris

E cuidado com o gato...

Tuffynho de olho no Farfalle.