sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pãozinho de Provolone e Herbs de Provence




Creio que eu tenha uma espécie de ritual quando recebo amigos para jantar. Além da comidinha gostosa, da sobremesa, da escolha das bebidas, etc... tenho sempre um cuidado especial com aquele famoso petisco ou tira-gosto que entretém os convivas enquanto a refeição não sai. Acho tão bom ver as pessoas comendo e bericando enquanto fico naquele vem e vai da cozinha pra sala cuidando dos últimos detalhes. Gosto de preparar tudo com carinho, e tudo sozinha, no máximo com a companhia do Tuffynho me olhando de cima do armário....


Mas voltando aos petiscos.... esse é um que faz um enorme sucesso. Lembro de ter achado uma receita no site da Fleischmann, mas era com aqueles preparados para pão que não uso e feito em máquina de pão que não tenho e não pretendo comprar. Então só me restava adaptá-la. Eis o resultado.

Ingredientes:

1/2 c. s. (7g) de fermento biológico seco
1/4 c. c. de açúcar
1 e 1/4 xíc. de chá (300 ml) de água morna
450 g de farinha de trigo + 2 c. s. se precisar.
1/2 c. c. de sal
200 g de queijo provolone ralado no ralo grosso
3 c. s. de ervas de provence, ou de um mix de ervas de sua preferência como orégano, tomilho, etc
1 ovo batido
2 c. s. de queijo parmesão ralado fino

Procedimento Experimental: 

Unte uma assadeira retangular grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Misture o fermento, o açúcar e ¼ de xícara de água morna e deixe descansar até espumar (10 minutos).  Num bowl (pode ser feito na batedeira), coloque a farinha, o sal e 2 c. s. das ervas que você escolheu. Adicione a mistura com o fermento e misture. Aos poucos vá adicionando a água, mas não tudo de uma vez. Vá misturando tudo até que a massa comece a soltar das mãos, utilize o restante da farinha de trigo se necessário (caso utilize a batedeira, use o batedor em gancho).  A massa deve ficar macia e elástica. Sove por uns 6 minutos (se for na batedeira, 4 minutos bastam). Retire a massa do bowl e transfira para uma superfície enfarinhada. Abra um pouco a massa e coloque o queijo provolone no meio. Dobre as bordas sobre o queijo e sove mais um pouco até que massa e queijo estejam bem misturados.

Divida a massa em quatro e de cada quarto faça 5 bolinhas. Boleie os pãezinhos dando um formato oval e transfira para a assadeira untada. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora).

Pré-aqueça o forno a 190 °C.

Misture a colher de sopa de ervas restante com as duas colheres de queijo parmesão.  Com o auxílio de um pincel, pincele cada pãozinho com o ovo batido e salpique por cima a mistura de ervas-queijo parmesão.

Experimentem.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pão semi-integral de Iogurte e Sementes

Ingredientes:

1/2 c. c. de fermento biológico sêco
1 c. c. de açúcar
3/4 xíc. de água morna
1 e 1/2 xíc. de iogurte caseiro
2 c. sopa de manteiga derretida
3 c. s.opa de mel
2 c chá de sal
2 c. sopa de sementes de gergelim
2 c. sopa de sementes de linhaça (eventualmente, se não tenho todas as sementes em casa, uso apenas linhaça)
2 c. sopa de sementes de papoula
2 c. sopa de sementes de girassol
2 e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral
3 e 1/2 xíc. de farinha de trigo branca para pão

Procedimento:

Dissolva o açúcar na água morna, misture o fermento biologico e deixe repousar coberto com um pano por 10 minutos ou até espumar. Enquanto isso separe os outros ingredientes. Num recipiente grande, misture a manteiga derretida e o mel, e adicione o iogurte natural. A seguir adicione a mistura com o fermento. Acrescente as sementes (reserve um pouco caso queira salpicar sobre os pães), a farinha de trigo integral e o sal. Aos poucos adicione a farinha de trigo branca até que a massa solte um pouco das mãos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove até que a massa fique macia e elástica. Eu sovo por uns 5 minutos, nesse meio tempo, às vezes acontece de a massa voltar a grudar na mão, mas é só polvilhar um pouco mais de farinha. Não pode colocar muita farinha nessa hora porque senão o pão pode ficar massudo.

Unte uma bacia com óleo e coloque a massa, gire a massa na bacia de modo que toda a superfície fique envolta no óleo. Cubra com uma pano limpo e deixe crescer num lugar abafado (eu acendo o forno no mínimo por 5 minutos, apago e coloco a bacia lá dentro com a luz acesa, ou deixo no microondas com a porta aberta para que a lampada fique acesa). Espere a massa dobrar de volume, o que deve levar cerca de uma hora, aproveite esse tempo para untar e enfarinhar a assadeira que vc irá usar.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove levemente apenas para retirar o ar. Para fazer 20 pãezinhos, divida a massa em 4 pedaços iguais e cada pedaço em 5. Modele os paezinhos. Para fazer os três pães tamanho bolo inglês, divida a massa em três pedaços iguais e modele.

Coloque os pães na assadeira, cubra novamente com um pano limpo e deixe crescer por 40 min a 1 hora.  Caso queira salpicar as sementes: com o auxílio de um pincel de silicone, pincele a massa com água e então salpique as sementes.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC.

Asse em forno pré aquecido a 190 ºC por 30 minutos ou até ficar levemente dourado.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Muffins de Espinafre e Pesto



Nunca havia pensado em Muffins salgados até comprar o The Williams-Sonoma Baking Book. A Williams-Sonoma é uma rede de lojas americanas que vende quase tudo o que se possa imaginar para a cozinha. Encontrei esse livro na Livraria Cultura, no ano passado em São Paulo. Ele é fantástico. Traz muitas receitas legais e no final ainda ensina algumas técnicas.

A questão é que me deparei com várias receitas de muffins... salgaditos. Adorei a ideia. Um bolinho assado com várias "aplicações". É muito prático para um lanche de domingo a noite, por exemplo, ou como foi o caso desse, servido como tira gosto antes de um jantar para amigos. 

Esse bolinho fez o maior sucesso! A ideia do pesto misturado à massa foi genial, fica um sabor incrível.

Ingredientes:

150 g de Pesto de manjericão e nozes (receita aqui
3 xícaras de farinha de trigo
1 colheres de sopa de fermento em pó
1 e 1/4 c. c. de sal
3 ovos grandes batidos
2/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 xícara de leite
300g de espinafre
1 xícara de queijo mussarela ralado grosso (eu coloquei no processador)

Procedimento


Lave o espinafre, coloque-o ainda úmido num refratário e leve ao microondas por 1 minuto, apenas para dar um leve cozimento (também pode ser feito no vapor, mas no microondas é muito mais prático), espere esfriar e pique os talos e folhas bem picadinho. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC.

Unte uma dúzia de forminhas para muffins ou uma assadeira com capacidade para uma dúzia de muffins  e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Em um bowl misture a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal, reserve. Num outro bowl misture os ovos batidos, o azeite de oliva e o leite. Misture e adicione o espinafre picado. Faça um buraco no centro da mistura de farinha e coloque a mistura de ovos e espinafre, misture aos poucos. Acrescente o pesto e o queijo e misture novamente apenas para envolve-los, você pode notar alguns pontinhos de pesto mas não importa, não misture excessivamente. Distribua a massa nas forminhas enchendo até quase a borda, a massa é pesada, não há perigo de derramar.

Asse os muffins até que estejam dourados e sequinhos, cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito e retire do forno apenas se este sair limpo depois de espetado na massa. Retire do forno, transfira para uma grade e deixe esfriar por 5 minutos. Desenforme e sirva morno ou a temperatura ambiente.

Dica: a minha assadeira com capacidade para 12 muffins é das antiaderentes escuras, preferi não usá-la pois havia pré-aquecido o forno a 190 ºC. Sugiro que nesse caso, o forno seja pré-aquecido em 180 ºC.

Experimentem!