domingo, 31 de julho de 2011

Cookies de Chocolate e Nozes



Cookies de chocolate e Nozes

A primeira vez que fiz essa receita foi pensando em enviar a uma amiga virtual como parte de seus presentes de amigo secreto. Não deu certo, não que a receita tenha dado errado, ao contrário, estes são cookies deliciosos. Mas meu marido devorou todos os cookies antes que eles pensassem em ser embalados, na verdade ele devorou praticamente todos os cookies porque eu também precisava experimentar.  Confesso que fiquei feliz pois era a prova que precisava para me convecer de que este seria um bom presente.  A receita foi inspirada nos cookies do livro 400g Técnicas De Cozinha da Betty Kovesi e levemente adaptada.

Ingredientes
210 g de farinha de trigo (usei 180 g)
1/2 colher de chá de fermento em pó (quimico)
100 g de manteiga sem sal em pommade
150 g de açúcar (usei cristal orgânico)
110 g de acúcar mascavo
1 ovo (não usei gelado)
1 colher de chá de essência de baunilha (usei o meu extrato natural)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
150 g de chocolate meio amargo ou ao leite (usei o Callebaut ao leite em pallets)
30 g de nozes grosseiramente picadas (usei 50 g)
80 g de aveia em flocos grossos
uma pitada de sal
manteiga sem sal para untar.


Procedimento
Pré-aqueça o forno em 180 °C. Numa tigela bata a manteira e os açucares até obter uma mistura bem cremosa (na receita original isso é feito na batedeira, mas eu bati na raça). Acrecente o ovo, a baunilha, e o chocolate em pó e bata mais um pouco. Junte os ingredientes secos peneirados e misture bem. Nessa hora achei melhor não utilizar toda a fatinha pois achei que minha mistura estava ficando muito pastosa. Adicione o chocolate picado, as nozes e a aveia (também não tive coragem de usar toda) e misture. forre um tabuleiro co papel manteiga untado e enfarinhado. Utilizando duas colheres, coloque montinhos arrendondados da massa sobre o papel. Umedeça um garfo e achate ligeiramente cada um. Asse no forno pré-aquecido por 15 a 18 minutos. Não espere que os Cookies endureçam no forno. Eles devem ser retirados enquanto ainda estiverem macios, pois após retirados do forno ainda perderão umidade.


Espero que minha AS tenha gostado, pois foi um prazer cozinhar para ela!!
 

0 comentários:

Postar um comentário