segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um dengo pro meu dengo - Quindim de Natal

Quindim dengoso

Eu amo Natal! Da montagem da árvore à preparação da ceia, curto cada detalhe. Vou confessar que os presentes também me atraem muito, embora nem sempre ganhe tantos quantos gostaria e mereço!! :p
O único problema com o Natal é que quando meu marido e eu ficamos em casa e eu mesma preparo a ceia, como neste último, sempre exagero na quantidade de comida, e como resultado... três ou quatro dias comendo a velha e boa ceia de Natal, com direito a algumas variações sobre o mesmo tema, claro, mas invariavelmente sobre o MESMO tema.
Nesse ano, tentei cumprir a promessa que fiz ao meu marido de não exagerar. Por isso ao invés de quatro tipos de sobremesa, fiz apenas dois. Um foi escolha dele, um pavê simples com bolachinha maisena; o outro foi escolha minha, mas mais um agrado pra ele: quindim! Achei muito meigo o significado do nome: "dengo"! E como era um agrado para o marido, não poderia ser mais perfeito. Ah, poderia sim, a receita é muito simples e deliciosa e foi um presente da minha querida irmã Kátia.

O quimdim é o primo brasileiro do doce português Brisas do Lis que também leva ovos porém no lugar do côco ralado, amêndoas. Segundo reza a lenda, a combinação de ovos com o côco ralado foi feita no século 17 pelos escravos do nordeste brasileiro onde até hoje existe a fruta em abundância.

Mas vamos ao que interessa.
Começando pelos ovos. Há muito tempo venho comprando ovos orgânicos, mas outro dia, numa emergência, acabei comprando uma dúzia de “Ovos tipo grande vermelho Classe A”.  "Choquei" quando quebrei o primeiro ovo e vi a cor da gema. Com o único ovo orgânico que me restava fiz a comparação, colocando as duas gemas lado a lado.

Será que alguém saberia me dizer qual dessas gemas ai abaixo é do ovo orgânico?
Ottinho rindo da minha cara







Pois é... até o Otto sabe... (Em tempo, ele não é lindo?)









Definitivamente meus quindins não poderiam ser feitos com esses ovos de classe “A” muito duvidosa. Imaginem um doce a base de ovo com um ovo pálido desses, nem pensar.

Ingredientes:

12 gemas muito amerelinhas e peneiradinhas, de preferência de uma galinha saudável e não cheia de hormonios.
3 claras
500 g de açucar refinado
1 xicara de água (250 mL)
100 g de côco ralado (de preferência fresco e ralado na hora)
1 colher de sopa (10 g) de manteiga

Procedimento

Misture tudo em um bowl com uma espátula delicadamente, não é necessário bater os ovos, apenas homogeneizar os ingredientes. colocque em forminhas untadas e polvilhadas com açúcar e leve para assar a uma temperatura de aproximadamente 170°C por aproximadamente 25 minutos, ou até que a superficie de côco fique levemente dourada.
Quindim de cabeça pra baixo e uma olhadinha no dourado do côco.






Deixe esfriar levemente e com a ajuda de uma faquinha sem ponta desenforme. Basicamente, eu passei a ponta da faca em volta do quindim para que ele soltasse da forminha e virei sobre um pratinho, mas é possível virar direto no pelotine se for o caso.
Essa receita rendeu 14 quindins mágicamente gostosos que fizeram meu marido muito feliz. 


3 comentários:

Lylia disse...

Oi Karen,
Nunca consigo fazer um quindim perfeito.Esse seu parece que ficou do jeito que todo quindim deve ser.
Vou tentar .
BJ,
Lylia
www.sosimplesassim.blogspot.com

Karen disse...

Oi Lylia,

Esses quindins são gostosos e simples assim, :)
Tenta e depois me conta, espero que você também goste.
Bjus

Vivi - Blog Make Supernova disse...

Que receitas ótimas, e fotos lindas!
Adorei a participação dos gatinhos! rsrs
Beijocas,
Vivi

Postar um comentário