domingo, 22 de janeiro de 2012

E por falar em Molho de Tomate



Não lembro e nem quero lembrar há quanto tempo não uso molho de tomate pronto. Aliás, alimentos muito processados em geral não são bem vindos aqui em casa. A triste exceção é o hamburguer congelado que de Sadio não tem nada mas meu marido insiste em consumir por pura praticidade (não vou usar preguiça porque sei que as vezes ele passa por aqui :p).

Uma das primeiras receitas de molho de tomate que testei veio da La Cucinetta da Ana. Outras muitas vieram a seguir, mas nunca encontrei uma tão prática e deliciosa quanto esta. Após algumas leves adaptações, minha receita favorita de molho de tomate ficou assim:

Ingredientes:

1 cebola grande
20 g (2 c. s.) de manteiga sem sal
1 lata de tomates pelados italianos
1 xícara de polpa de tomates daquelas vendidas em vidros e de uma marca confiável
1 xícara de água
1 punhado de manjericão
Sal e pimenta moida na hora a gosto

Procedimento:

Descasque a cebola e corte-a ao meio. Coloque a cebola numa panela de tamanho médio com a parte cortada para baixo. Junte a manteiga cortada em pedaços grandes e reserve. Numa tigela, despeje os tomates pelados e com auxílio de garfo e faca pique-os ligeiramente (ou use o mixer). Leve os tomates pelados agora picados à panela e junte a polpa e a água. Leve a panela ao fogo baixo, sem tampa até as bolhinhas aparecerem. Deixe por uns 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. Com o fogo ainda aceso, retire a cebola e corte-a em pedaços graúdos. Acerte o sal e a pimenta do molho, usando apenas o mínimo suficiente para quebrar a doçura, lembre-se que esse molho será base para outras receitas. Apague o fogo, junte o maço de manjericão e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos e volte a cebola novamente a panela. Esse final é opcional, se você quiser usar o molho sem a cebola fique a vontade, mas com a cebola fica delicioso para usar como cobertura em pizzas, por exemplo.





0 comentários:

Postar um comentário