domingo, 29 de janeiro de 2012

Os Primeiros Pãezinhos na KitchenAid

Saíram do forno corados e perfumados. O primeiro pedacinho levado à boca ainda quente, simplesmente derreteu... maravilhoso? Pouco. Realmente gostei dessa receita, é parecido com um brioche, mas não leva tanta manteiga. Ah claro, como não poderia deixar de ser, preciso deixar minhas impressões sobre a batedeira. Na verdade não posso... sem palavras pra descrevê-la ainda :p

Brincadeirinha! Posso dizer que deixei sovando por 5 minutos usando o gancho e resultado foi uma massa leve, elástica e perfumada que dava água na boca. Claro que é perfeitamente possível fazer a receita sem a "ajuda"... mas já que eu tenho o brinquedo, quero mais é brincar.
A receita veio do "The Williams-Sonoma Baking Book"



Poppy-Seed Cloverleaf Rolls - Ou Trevinhos com semente de Papoula
adaptada do "The Williams-Sonoma Baking Book"


Ingredientes:

250 ml de leite integral
2 c. s. (30 g) de manteiga, mais o suficiente para untar a assadeira
1 c. s. de açúcar
2 e 1/2 c. c. de fermento biológico seco (parece muito mas é isso mesmo)
3/4 c. c. de sal
2 e 3/4 xícaras (440g) de farinha de trigo para pães
1 c. c. de óleo
1 ovo batido para pincelar
1 e 1/4 c. c. de sementes de papoula

Procedimento:

Misture o leite, as duas colheres de sopa de manteiga e o açúcar. Aqueça a mistura até que a manteiga tenha derretido e deixe "amornar". Misture o fermento deixe descansar por uns 5 minutos, até espumar.  (nesse momento eu transferi a mistura para o bowl da batedeira). Misture meia xícara de farinha ao sal e adicione à mistura de fermento. Prossiga adicionando a farinha, 1/2 xícara por vez, até que a massa esteja macia e elástica. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos (ou utilize o batedor em forma de gancho da bateira e bata por 3-4 minutos).

Unte um bowl com óleo, coloque a massa e pincele óleo na superfície. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1h e 1/2 num lugar quentinho (aqui em casa, costuma colocar dentro do microodas e deixo a porta entre aberta para que a lâmpada fique acesa, mas também já fiz isso no forno). Unte uma assadeira para muffin, ou uma dúzia de forminhas para empada grande, e polvilhe farinha de trigo, reserve.

Coloque a massa sobre uma superfície  levemente enfarinhada e a manipule, socando levemente para tirar todo o ar. Divida em 12 porções e cada porção em 3. Faça uma bolinha de cada pequena porção e coloque três bolinhas em cada forminha untada. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora. Pré-aqueça o forno a 190 °C.

Pincele a superfície das bolinhas com o ovo batido e salpique as sementes de papoula. Asse em forno pré-aquecido até que os pãezinhos estejam dourados e suas laterais crocantes, no meu forno, isso ocorreu em 14 minutos. Como o pão é divido em porções pequenas, o tempo de forno é relativamente menor. Retire imediatamente da assadeira e coloque sobre uma grade. Sirva quente ou morno.

Caso queira guardar, enrole numa toalha de papel e acondicione bem fechado num caso plástico ou lata por até 4 dias, coloque no forno pré-aquecido por 10 minutos na hora de servir.

A receita não fala, mas acho que não fica bom congelado.






0 comentários:

Postar um comentário