quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um bolo lindo e muito inspirador

Desde a primeira vez que folhei o livro da Martha Stewart, Baking Handbook, e me deparei com este bolo, fiquei com muita vontade de prepará-lo, tão brilhoso e apetitoso que ele parecia nas páginas lustrosas. Será que euzinha seria capaz de preparar um bolo daqueles? Foi com uma ponta de tristeza que   constatei que eu mesma duvidava, e uma olhadela no procedimento esgotou de vez a pouca auto estima culinária que me sobrara no momento anterior. Preparar assadeira com papel manteiga? Bater as claras em neve? Definitivamente não, nem tenho batedeira. E resignada, passei para a próxima página.

Não que não seja possível bater um bolo sem uma batedeira. Eu decidi que só teria uma batedeira quando pudesse comprar aquela, mas nem por isso deixei de preparar bolos deliciosos. Bolos com recheio e cobertura inclusive. Mas esse era diferente, e obviamente foi uma das primeiras receitas que pensei em testar no brinquedo novo.

Comprei pêssegos suculentos e cerejas brilhantes e fui  preparar o mais desafiador dos bolos. E sabem? A complicação em relação a ele estava toda na minha cabeça. Durante a execução da receita percebi que o que parecia um dementador era na realidade um gatinho ronronante que ficava cada vez mais meigo a medida em que eu o preparava.

Ah, o resultado não poderia ter sido mais inspirador: O primeiro pedaço na boca... acredite, você não vai esquecer. É uma explosão de sabores: amêndoas, baunilha... misturados à textura das frutas. E o perfume? ... nossa, é definitivamente de comer com lágrimas nos olhos.

Por favor faça e saboreie!!

Espero que este lindo bolo sirva de inspiração em muitos outros aspectos da minha vida!

Apricot-Cherry Upside-dow Cake ou simplesmente bolo inspirador de Pêssego e Cerjas
Adaptado do Livro Martha Stewart's Baking Handbook

Ingredientes:

100 g de manteiga a temperatura ambiente (a receita original pede 1/2 xícara ou 115g, mas usei menos)
1 e 1/2 xícara de açúcar (usei cristal orgânico e usei 1/4 a mais que areceita pedia pois não usei pasta de amêndoas)
5 a 6 pêssegos médios frescos e partidos ao meio
300 g de cerejas frescas, sem caroço e partidas ao meio
90 g de farinha de trigo
3/4 de xícara ou 90 g de farinha de trigo
1/4 de xícara + 2 c.s. ou 50 g de farinha de milho fina
1 c. c. de fermento em pó
1/2 c. c. de sal
1/4 de xícara de pasta de amêndoas (não usei)
3 ovos grandes, separadas as gemas das claras
1/2 c.c. de extrato de baunilha natural
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas natural
1/2 xícara de leite integral

Procedimento:

Pré aqueça o forno em 180 ºC.
Prepare a assadeira: você vai utilizar uma assadeira redonda de 20 a 24 cm de diâmetro (a receita pedia uma de 20, eu usei de 24 e deu muito certo). Recorte um circulo de papel manteiga utilizando a assadeira como molde, de modo que o circulo se encaixe perfeitamente no fundo da assadeira. Unte a assadeira com manteiga e "cole" o círculo de papel manteiga no fundo da assadeira deixando-o bem aderido. Com o auxílio de um pincel, passe manteiga sobre o círculo de papel manteiga, a seguir polvilhe farinha de trigos sobre o sistema assadeira + papel manteiga.



Bata 2 c. s. de sopa de manteiga com 1/4 de xícara de açúcar até obter um creme claro e fofo (usei a batedeira com a pá em velocidade média). Com o auxílio de uma espátula, espalhe este creme no fundo da assadeira preparada anteriormente.


Acomode os pêssegos e as cerejas sobre o creme de manteiga e açúcar.


Reserve a assadeira e vamos preparar a massa do bolo:

Num bowl médio e com o auxílio de um fuet misture as farinhas de trigo e milho, o fermento e o sal. Reserve. 

Bata as 6 colheres restantes de manteiga até obter um creme, adicione 1 xícara de açúcar (atenção: ainda vai sobrar 1/4 de xícara de açúcar) e bata até o creme ficar fofinho. Adicione as gemas, misturando bem, e a seguir os extratos de baunilha e amêndoas, misturando novamente. Adicione a  mistura de farinhas dividida em duas partes, alternando com o leite, comece e termine pela mistura de farinhas. Bata a massa até que tudo esteja bem misturado. Reserve.

Bata as claras em neve e adicione aos poucos aquele 1/4 de xícara de açúcar que estava sobrando. Envolva a massa nesse "merengue" aos poucos e com toda a delicadeza possível. Espalhe a massa sobre as frutas e leve ao forno para assar até que ao espetar um palito, este saia limpo, isso levou cerca de 55 minutos no meu forno, portanto se o seu forno estiver numa temperatura semelhante a 180 ºC, não há necessidade de abrir o forno com menos de 30-40 minutos. 

Transfira a assadeira para uma grade e deixe aguarde 15 minutos. Passe uma faca ou espatula ao redor da assadeira, a fim de desgrudar a massa. Vire a assadeira sobre um prato e se maravilhe com a aparição  do seu bolo no prato como um passe de mágica, lindo, brilhoso, cheiroso e muitíssimo saboroso. 

Por favor faça e saboreie!!



0 comentários:

Postar um comentário