sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pãozinho de Provolone e Herbs de Provence




Creio que eu tenha uma espécie de ritual quando recebo amigos para jantar. Além da comidinha gostosa, da sobremesa, da escolha das bebidas, etc... tenho sempre um cuidado especial com aquele famoso petisco ou tira-gosto que entretém os convivas enquanto a refeição não sai. Acho tão bom ver as pessoas comendo e bericando enquanto fico naquele vem e vai da cozinha pra sala cuidando dos últimos detalhes. Gosto de preparar tudo com carinho, e tudo sozinha, no máximo com a companhia do Tuffynho me olhando de cima do armário....


Mas voltando aos petiscos.... esse é um que faz um enorme sucesso. Lembro de ter achado uma receita no site da Fleischmann, mas era com aqueles preparados para pão que não uso e feito em máquina de pão que não tenho e não pretendo comprar. Então só me restava adaptá-la. Eis o resultado.

Ingredientes:

1/2 c. s. (7g) de fermento biológico seco
1/4 c. c. de açúcar
1 e 1/4 xíc. de chá (300 ml) de água morna
450 g de farinha de trigo + 2 c. s. se precisar.
1/2 c. c. de sal
200 g de queijo provolone ralado no ralo grosso
3 c. s. de ervas de provence, ou de um mix de ervas de sua preferência como orégano, tomilho, etc
1 ovo batido
2 c. s. de queijo parmesão ralado fino

Procedimento Experimental: 

Unte uma assadeira retangular grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Misture o fermento, o açúcar e ¼ de xícara de água morna e deixe descansar até espumar (10 minutos).  Num bowl (pode ser feito na batedeira), coloque a farinha, o sal e 2 c. s. das ervas que você escolheu. Adicione a mistura com o fermento e misture. Aos poucos vá adicionando a água, mas não tudo de uma vez. Vá misturando tudo até que a massa comece a soltar das mãos, utilize o restante da farinha de trigo se necessário (caso utilize a batedeira, use o batedor em gancho).  A massa deve ficar macia e elástica. Sove por uns 6 minutos (se for na batedeira, 4 minutos bastam). Retire a massa do bowl e transfira para uma superfície enfarinhada. Abra um pouco a massa e coloque o queijo provolone no meio. Dobre as bordas sobre o queijo e sove mais um pouco até que massa e queijo estejam bem misturados.

Divida a massa em quatro e de cada quarto faça 5 bolinhas. Boleie os pãezinhos dando um formato oval e transfira para a assadeira untada. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora).

Pré-aqueça o forno a 190 °C.

Misture a colher de sopa de ervas restante com as duas colheres de queijo parmesão.  Com o auxílio de um pincel, pincele cada pãozinho com o ovo batido e salpique por cima a mistura de ervas-queijo parmesão.

Experimentem.

1 comentários:

Sandra Mitsue disse...

Oi Karen...
Sempre é muito bom ter um petisco para receber os amigos...Adorei a receita...Adorei ver seu assistente lá em cima...Também tenho a Nina...Depois ela virá visitar o Tuffynho...
Beijos!
San...

Postar um comentário