domingo, 29 de janeiro de 2012

Os Primeiros Pãezinhos na KitchenAid

Saíram do forno corados e perfumados. O primeiro pedacinho levado à boca ainda quente, simplesmente derreteu... maravilhoso? Pouco. Realmente gostei dessa receita, é parecido com um brioche, mas não leva tanta manteiga. Ah claro, como não poderia deixar de ser, preciso deixar minhas impressões sobre a batedeira. Na verdade não posso... sem palavras pra descrevê-la ainda :p

Brincadeirinha! Posso dizer que deixei sovando por 5 minutos usando o gancho e resultado foi uma massa leve, elástica e perfumada que dava água na boca. Claro que é perfeitamente possível fazer a receita sem a "ajuda"... mas já que eu tenho o brinquedo, quero mais é brincar.
A receita veio do "The Williams-Sonoma Baking Book"



Poppy-Seed Cloverleaf Rolls - Ou Trevinhos com semente de Papoula
adaptada do "The Williams-Sonoma Baking Book"


Ingredientes:

250 ml de leite integral
2 c. s. (30 g) de manteiga, mais o suficiente para untar a assadeira
1 c. s. de açúcar
2 e 1/2 c. c. de fermento biológico seco (parece muito mas é isso mesmo)
3/4 c. c. de sal
2 e 3/4 xícaras (440g) de farinha de trigo para pães
1 c. c. de óleo
1 ovo batido para pincelar
1 e 1/4 c. c. de sementes de papoula

Procedimento:

Misture o leite, as duas colheres de sopa de manteiga e o açúcar. Aqueça a mistura até que a manteiga tenha derretido e deixe "amornar". Misture o fermento deixe descansar por uns 5 minutos, até espumar.  (nesse momento eu transferi a mistura para o bowl da batedeira). Misture meia xícara de farinha ao sal e adicione à mistura de fermento. Prossiga adicionando a farinha, 1/2 xícara por vez, até que a massa esteja macia e elástica. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos (ou utilize o batedor em forma de gancho da bateira e bata por 3-4 minutos).

Unte um bowl com óleo, coloque a massa e pincele óleo na superfície. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1h e 1/2 num lugar quentinho (aqui em casa, costuma colocar dentro do microodas e deixo a porta entre aberta para que a lâmpada fique acesa, mas também já fiz isso no forno). Unte uma assadeira para muffin, ou uma dúzia de forminhas para empada grande, e polvilhe farinha de trigo, reserve.

Coloque a massa sobre uma superfície  levemente enfarinhada e a manipule, socando levemente para tirar todo o ar. Divida em 12 porções e cada porção em 3. Faça uma bolinha de cada pequena porção e coloque três bolinhas em cada forminha untada. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora. Pré-aqueça o forno a 190 °C.

Pincele a superfície das bolinhas com o ovo batido e salpique as sementes de papoula. Asse em forno pré-aquecido até que os pãezinhos estejam dourados e suas laterais crocantes, no meu forno, isso ocorreu em 14 minutos. Como o pão é divido em porções pequenas, o tempo de forno é relativamente menor. Retire imediatamente da assadeira e coloque sobre uma grade. Sirva quente ou morno.

Caso queira guardar, enrole numa toalha de papel e acondicione bem fechado num caso plástico ou lata por até 4 dias, coloque no forno pré-aquecido por 10 minutos na hora de servir.

A receita não fala, mas acho que não fica bom congelado.






quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E finalmente o presente mais esperado

Desde que soube de sua existência, eu a desejei. Por anos bati bolo na mão, fugi dos merengues e sofri sovando panettone até seu ponto de véu, simplesmente porque decidi que se não fosse ELA, não seria nenhuma outra. Foi dificil, mas hoje me sinto uma mulher recompensada...

Foram mais de 12 horas entre receber a noticia que a batedeira KitchenAid da Artisan havia entrado numa promoção (quem conhece a marca, sabe que o preço é tabelado no Brasil e é bem difícil encontrar por menos) e sair da loja feliz e contente com minha batedeira embrulhada para presente nos braços (mentirinha modo de dizer já que a dita pesa 10 Kg). Esse foi definitivamente um sonho realizado. Não sei como são os outros casais mas aqui em casa, não temos o habito de comprar coisas caras sem consultar um ao outro, por isso quando meu maravilhoso, querido, salve salve marido meu deu carta branca para comprar meu brinquedo, fiquei imensamente feliz, e por isso também serei eternamente grata :)

Tuffynho de linguinha de fora: não parece prever alguma coisa?

Valeu cada dia que esperei. Ela é simplesmente tudo o que eu sonhava e muito mais. Confesso que ainda levo um choque de alegria quando entro na cozinha e a vejo lá: linda, poderosa, vermelha e reluzente.


Fala a verdade... Merecia ou não um post só pra ela?


domingo, 22 de janeiro de 2012

E por falar em Molho de Tomate



Não lembro e nem quero lembrar há quanto tempo não uso molho de tomate pronto. Aliás, alimentos muito processados em geral não são bem vindos aqui em casa. A triste exceção é o hamburguer congelado que de Sadio não tem nada mas meu marido insiste em consumir por pura praticidade (não vou usar preguiça porque sei que as vezes ele passa por aqui :p).

Uma das primeiras receitas de molho de tomate que testei veio da La Cucinetta da Ana. Outras muitas vieram a seguir, mas nunca encontrei uma tão prática e deliciosa quanto esta. Após algumas leves adaptações, minha receita favorita de molho de tomate ficou assim:

Ingredientes:

1 cebola grande
20 g (2 c. s.) de manteiga sem sal
1 lata de tomates pelados italianos
1 xícara de polpa de tomates daquelas vendidas em vidros e de uma marca confiável
1 xícara de água
1 punhado de manjericão
Sal e pimenta moida na hora a gosto

Procedimento:

Descasque a cebola e corte-a ao meio. Coloque a cebola numa panela de tamanho médio com a parte cortada para baixo. Junte a manteiga cortada em pedaços grandes e reserve. Numa tigela, despeje os tomates pelados e com auxílio de garfo e faca pique-os ligeiramente (ou use o mixer). Leve os tomates pelados agora picados à panela e junte a polpa e a água. Leve a panela ao fogo baixo, sem tampa até as bolhinhas aparecerem. Deixe por uns 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. Com o fogo ainda aceso, retire a cebola e corte-a em pedaços graúdos. Acerte o sal e a pimenta do molho, usando apenas o mínimo suficiente para quebrar a doçura, lembre-se que esse molho será base para outras receitas. Apague o fogo, junte o maço de manjericão e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos e volte a cebola novamente a panela. Esse final é opcional, se você quiser usar o molho sem a cebola fique a vontade, mas com a cebola fica delicioso para usar como cobertura em pizzas, por exemplo.