segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um dengo pro meu dengo - Quindim de Natal

Quindim dengoso

Eu amo Natal! Da montagem da árvore à preparação da ceia, curto cada detalhe. Vou confessar que os presentes também me atraem muito, embora nem sempre ganhe tantos quantos gostaria e mereço!! :p
O único problema com o Natal é que quando meu marido e eu ficamos em casa e eu mesma preparo a ceia, como neste último, sempre exagero na quantidade de comida, e como resultado... três ou quatro dias comendo a velha e boa ceia de Natal, com direito a algumas variações sobre o mesmo tema, claro, mas invariavelmente sobre o MESMO tema.
Nesse ano, tentei cumprir a promessa que fiz ao meu marido de não exagerar. Por isso ao invés de quatro tipos de sobremesa, fiz apenas dois. Um foi escolha dele, um pavê simples com bolachinha maisena; o outro foi escolha minha, mas mais um agrado pra ele: quindim! Achei muito meigo o significado do nome: "dengo"! E como era um agrado para o marido, não poderia ser mais perfeito. Ah, poderia sim, a receita é muito simples e deliciosa e foi um presente da minha querida irmã Kátia.

O quimdim é o primo brasileiro do doce português Brisas do Lis que também leva ovos porém no lugar do côco ralado, amêndoas. Segundo reza a lenda, a combinação de ovos com o côco ralado foi feita no século 17 pelos escravos do nordeste brasileiro onde até hoje existe a fruta em abundância.

Mas vamos ao que interessa.
Começando pelos ovos. Há muito tempo venho comprando ovos orgânicos, mas outro dia, numa emergência, acabei comprando uma dúzia de “Ovos tipo grande vermelho Classe A”.  "Choquei" quando quebrei o primeiro ovo e vi a cor da gema. Com o único ovo orgânico que me restava fiz a comparação, colocando as duas gemas lado a lado.

Será que alguém saberia me dizer qual dessas gemas ai abaixo é do ovo orgânico?
Ottinho rindo da minha cara







Pois é... até o Otto sabe... (Em tempo, ele não é lindo?)









Definitivamente meus quindins não poderiam ser feitos com esses ovos de classe “A” muito duvidosa. Imaginem um doce a base de ovo com um ovo pálido desses, nem pensar.

Ingredientes:

12 gemas muito amerelinhas e peneiradinhas, de preferência de uma galinha saudável e não cheia de hormonios.
3 claras
500 g de açucar refinado
1 xicara de água (250 mL)
100 g de côco ralado (de preferência fresco e ralado na hora)
1 colher de sopa (10 g) de manteiga

Procedimento

Misture tudo em um bowl com uma espátula delicadamente, não é necessário bater os ovos, apenas homogeneizar os ingredientes. colocque em forminhas untadas e polvilhadas com açúcar e leve para assar a uma temperatura de aproximadamente 170°C por aproximadamente 25 minutos, ou até que a superficie de côco fique levemente dourada.
Quindim de cabeça pra baixo e uma olhadinha no dourado do côco.






Deixe esfriar levemente e com a ajuda de uma faquinha sem ponta desenforme. Basicamente, eu passei a ponta da faca em volta do quindim para que ele soltasse da forminha e virei sobre um pratinho, mas é possível virar direto no pelotine se for o caso.
Essa receita rendeu 14 quindins mágicamente gostosos que fizeram meu marido muito feliz. 


domingo, 31 de julho de 2011

Cookies de Chocolate e Nozes



Cookies de chocolate e Nozes

A primeira vez que fiz essa receita foi pensando em enviar a uma amiga virtual como parte de seus presentes de amigo secreto. Não deu certo, não que a receita tenha dado errado, ao contrário, estes são cookies deliciosos. Mas meu marido devorou todos os cookies antes que eles pensassem em ser embalados, na verdade ele devorou praticamente todos os cookies porque eu também precisava experimentar.  Confesso que fiquei feliz pois era a prova que precisava para me convecer de que este seria um bom presente.  A receita foi inspirada nos cookies do livro 400g Técnicas De Cozinha da Betty Kovesi e levemente adaptada.

Ingredientes
210 g de farinha de trigo (usei 180 g)
1/2 colher de chá de fermento em pó (quimico)
100 g de manteiga sem sal em pommade
150 g de açúcar (usei cristal orgânico)
110 g de acúcar mascavo
1 ovo (não usei gelado)
1 colher de chá de essência de baunilha (usei o meu extrato natural)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
150 g de chocolate meio amargo ou ao leite (usei o Callebaut ao leite em pallets)
30 g de nozes grosseiramente picadas (usei 50 g)
80 g de aveia em flocos grossos
uma pitada de sal
manteiga sem sal para untar.


Procedimento
Pré-aqueça o forno em 180 °C. Numa tigela bata a manteira e os açucares até obter uma mistura bem cremosa (na receita original isso é feito na batedeira, mas eu bati na raça). Acrecente o ovo, a baunilha, e o chocolate em pó e bata mais um pouco. Junte os ingredientes secos peneirados e misture bem. Nessa hora achei melhor não utilizar toda a fatinha pois achei que minha mistura estava ficando muito pastosa. Adicione o chocolate picado, as nozes e a aveia (também não tive coragem de usar toda) e misture. forre um tabuleiro co papel manteiga untado e enfarinhado. Utilizando duas colheres, coloque montinhos arrendondados da massa sobre o papel. Umedeça um garfo e achate ligeiramente cada um. Asse no forno pré-aquecido por 15 a 18 minutos. Não espere que os Cookies endureçam no forno. Eles devem ser retirados enquanto ainda estiverem macios, pois após retirados do forno ainda perderão umidade.


Espero que minha AS tenha gostado, pois foi um prazer cozinhar para ela!!
 

domingo, 24 de julho de 2011

Bacalhau ao Creme para comemorar 2011

Essa foi minha receita para a ceia de ano novo. Na minha infância,  lentilha e carne de porco (que adoro, por sinal) sempre foram sinônimo de ano novo e acabaram virando figurinhas tarimbadas nas minhas ceias depois de adulta, ainda que com muitas variações sobre o tema.. Na última ceia (ui... lá se vão seis meses), decidi testar essa receita de bacalhau que vinha povoando meus sonhos há alguns meses. Além disso, o preço do bacalhau na época foi um convite e tanto.

O bacalhau é resultado de um processo de conservação em que o peixe é salgado e seco, o que altera completamente sua testura e sabor. A espécie de peixe mais adequada para a produção do bacalhau é a Gadus morhua que dá origem ao bacalhau do Porto. Esse é um pescado do atlântico norte, e tem como maior habitat o Arquipélago de Lofoten, no norte da Noruega e por isso também é conhecido como bacalhau Noruegues, trata-se o tipo mais nobre de bacalhau. Pode ser reconhecido por três barbatanas na parte superior. A carne deve ser clara e sem manchas.

Para ver se o bacalhau está bem seco, segure-o pela cauda. O filé deve ficar reto ou curvar-se apenas levemente. (Dica do livro 400g - Técnicas de Cozinha).

Eu tenho paulatinamente verificado a massa do bacalhau antes e depois da dessalga e infelizmente a perda é de quase a metade da massa, ou seja, se sua receita pede 500 g, compre 1 kg. Você não irá re arrepender.

O tempo é fundamental para a dessalga:

Bacalhau desfiado: 6 horas
Postas normais: 24 horas
Postas altas: 36 horas
postas muito altas: de 48 a 60 horas

Cuidado: Não retire totalmente o sal do bacalhau, caso contrário terá de fazer a correção acrescentando mais sal. Uma dessalga eficiente preserva a quantidade ideal de sal, para isso vale ir provando ao longo do tempo.

Para esse bacalhau ao creme, eu queria utilizar lascas bem graúdas, por isso comprei lombo em postas altas e dessalguei essas peças inteiras por 36 horas, trocando a água umas 5 vezes, sempre com água gelada e mantendo na geladeira. Após este tempo, coloquei as postas numa panela alta, cobri com água e levei ao fogo. Baixei o fogo para o mínimo antes da fervura e deixei ferver em fogo mínimo por 10 minutos. Ferver o bacalhau em fogo alto, deixa a carne dura e ressecada.

Bacalhau ao Creme

5 c. s. de azeite de oliva extra-virgem
3 c. s. de queijo parmesão ralado na hora

Para o purê de batatas
400 g de batatas
1 c. s. de manteiga sem sal
2. c. s. de creme de leite fresco

Para o creme
50 g de manteiga sem sal
1 cebola média em fatias finas
30 g de farinha de trigo
600 ml de leite integral
2 c. s. de manjericão
2 c. s. de queijo parmesão ralado na hora
400 g de bacalhau dessalgado em lascas graúdas (800 g de bacalhau salgado)
100 g de azeitonas pretas

Procedimento:

Preparo das Lascas
Numa panela alta, coloque as postas de bacalhau e cubra com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver diminua a chama e deixe por 10 minutos. Escorra e reserve a água. Deixe esfriar e divida as postas em lascas graúdas. Reserve.







Lascas de Bacalhau.









Preparo do Purê de Batatas
Descasque as batatas e corte em pedaços médios. Cozinhe por 15 minutos (ou até ficar bem macia) na água utilizada para ferver o bacalhau. Escorra e deixe esfriar por 5 minutos. Com um garfo amasse as batatas e junte a manteiga e o creme de leite, misturando muito bem. Prove o sal e corrija se necessário. Cubra o fundo de um refratário de tamanho médio com esse purê de batatas. O purê serve como base para o prato, portanto não deve ser uma camada muito grossa. Um dedo é suficiente. Regue o purê com 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Reserve.

Preparo do Creme
Numa panela alta, derreta 20 g da manteiga sem sal, quando começar a dourar adicione a cebola e refogue até ficar bem transparente, até você perceber que toda a água evaporou. Com uma colher de pau afaste a cebola de modo que o centro do fundo da panela fique livre, nesse espaço coloque o restante da manteiga, espere derreter, adicione a farinha e mexa até formar um creme (como se estivesse fazendo o roux para molho bechamél, por exemplo). Incorpore a cebola ao creme e aos pouco vá adicionando o leite e mexendo sempre para não empelotar. A adição do leite deve ser lenta para que o molho fique com uma textura encorpada e não aguado. Após ter adicionado todo o leite, abaixe o fogo para o mínimo e acrescente as lascas de bacalhau, o queijo ralado e a pimenta do reino.






 Creme após adição do Bacalhau, do queijo parmzão e da pimenta do reino.









Deixe ferver em fogo mínimo (apenas borbulhas ocasionais) por 10 minutos, o molho dá uma encorpada durante esse tempo. Por fim adicione o manjericão e as azeitonas, misture e apague o fogo. Em tempo: a receita que imaginei originalmente leva azeitonas, porém marido não curte muito, por isso não usei, mas creio que darão um toque muito especial.
Acrescente o creme sobre o purê de batatas, regue com o azeite de oliva restante, cubra com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar por 20 minutos.
Creme de Bacalhau sobre purê de Batatas.








Bacalhau ao Creme.








 Bacalhau ao Creme.



 Confesso que valeu a pena abrir mão da tradição da infancia por esse receita!!