quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

E que folhinha versátil...




Manjericão, ah o manjericão... confesso mais uma paixão. O que seria da minha vida sem ele? Pode parecer drama mas este é um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha. Um ramalhete de manjericão perfuma a cozinha inteira. Algumas folhinhas apenas, transformam um prato. Um galinho de manjericão na água do macarrão e o sabor aparece, no molho de tomates, na pizza marguerita, na salada e claro como não poderia deixar de ser.. no molho pesto. Que combinação tão rica em sabor, textura e aroma.

Molho pesto de manjericão e nozes

Ingredientes:

1 dente de alho grande
1 pitada de sal
2 xícaras de folhas de manjericão previamente lavadas e secas sobre um papel toalha
1/2 xícara de nozes
2 c. s. de queijo pecorino ralado na hora
2 c. s. de queijo Gran Formaggio ralado na hora (ou um queijo parmesão de boa qualidade)
1/2 xícara de azeite extra virgem de excelente qualidade

Procedimento:

Coloque o alho e o sal no pilão e comece a macerar. Aos poucos adicione algumas folhas de manjericão (é importante que as folhas não estejam molhadas), macere até esteja bem misturado. A seguir passe a alternar a adição das folhas de manjericão com a adição do azeite.

Euzinha costumo fazer uma parte do molho dessa forma para que o alho fique bem macerado e se misture completamente ao manjericão. Macere uma das duas xícaras de folhas no pilão e a seguir transfira para o processador.  Adicione a outra xícara de folhas de manjericão, as nozes, os queijos recém ralados e o restante do azeite. Processe a mistura apenas pulsando até que as nozes estejam trituradas. Prove para ver se está bom de sal, caso necessário corrija. Geralmente a pitada de sal inicial e o sal dos queijos já são suficientes.

Pronto, seu molho ao pesto de manjericão já pode ser usado como a sua imaginação mandar.

Uma utilização interessante é:

Misture duas colheres de sopa de molho pesto e duas colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese e sirva com torradinhas ou pão italiano. Acompanha muito bem uma taça de vinho durante um bate papo com os amigos antes do jantar, por exemplo.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um bolo lindo e muito inspirador

Desde a primeira vez que folhei o livro da Martha Stewart, Baking Handbook, e me deparei com este bolo, fiquei com muita vontade de prepará-lo, tão brilhoso e apetitoso que ele parecia nas páginas lustrosas. Será que euzinha seria capaz de preparar um bolo daqueles? Foi com uma ponta de tristeza que   constatei que eu mesma duvidava, e uma olhadela no procedimento esgotou de vez a pouca auto estima culinária que me sobrara no momento anterior. Preparar assadeira com papel manteiga? Bater as claras em neve? Definitivamente não, nem tenho batedeira. E resignada, passei para a próxima página.

Não que não seja possível bater um bolo sem uma batedeira. Eu decidi que só teria uma batedeira quando pudesse comprar aquela, mas nem por isso deixei de preparar bolos deliciosos. Bolos com recheio e cobertura inclusive. Mas esse era diferente, e obviamente foi uma das primeiras receitas que pensei em testar no brinquedo novo.

Comprei pêssegos suculentos e cerejas brilhantes e fui  preparar o mais desafiador dos bolos. E sabem? A complicação em relação a ele estava toda na minha cabeça. Durante a execução da receita percebi que o que parecia um dementador era na realidade um gatinho ronronante que ficava cada vez mais meigo a medida em que eu o preparava.

Ah, o resultado não poderia ter sido mais inspirador: O primeiro pedaço na boca... acredite, você não vai esquecer. É uma explosão de sabores: amêndoas, baunilha... misturados à textura das frutas. E o perfume? ... nossa, é definitivamente de comer com lágrimas nos olhos.

Por favor faça e saboreie!!

Espero que este lindo bolo sirva de inspiração em muitos outros aspectos da minha vida!

Apricot-Cherry Upside-dow Cake ou simplesmente bolo inspirador de Pêssego e Cerjas
Adaptado do Livro Martha Stewart's Baking Handbook

Ingredientes:

100 g de manteiga a temperatura ambiente (a receita original pede 1/2 xícara ou 115g, mas usei menos)
1 e 1/2 xícara de açúcar (usei cristal orgânico e usei 1/4 a mais que areceita pedia pois não usei pasta de amêndoas)
5 a 6 pêssegos médios frescos e partidos ao meio
300 g de cerejas frescas, sem caroço e partidas ao meio
90 g de farinha de trigo
3/4 de xícara ou 90 g de farinha de trigo
1/4 de xícara + 2 c.s. ou 50 g de farinha de milho fina
1 c. c. de fermento em pó
1/2 c. c. de sal
1/4 de xícara de pasta de amêndoas (não usei)
3 ovos grandes, separadas as gemas das claras
1/2 c.c. de extrato de baunilha natural
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas natural
1/2 xícara de leite integral

Procedimento:

Pré aqueça o forno em 180 ºC.
Prepare a assadeira: você vai utilizar uma assadeira redonda de 20 a 24 cm de diâmetro (a receita pedia uma de 20, eu usei de 24 e deu muito certo). Recorte um circulo de papel manteiga utilizando a assadeira como molde, de modo que o circulo se encaixe perfeitamente no fundo da assadeira. Unte a assadeira com manteiga e "cole" o círculo de papel manteiga no fundo da assadeira deixando-o bem aderido. Com o auxílio de um pincel, passe manteiga sobre o círculo de papel manteiga, a seguir polvilhe farinha de trigos sobre o sistema assadeira + papel manteiga.



Bata 2 c. s. de sopa de manteiga com 1/4 de xícara de açúcar até obter um creme claro e fofo (usei a batedeira com a pá em velocidade média). Com o auxílio de uma espátula, espalhe este creme no fundo da assadeira preparada anteriormente.


Acomode os pêssegos e as cerejas sobre o creme de manteiga e açúcar.


Reserve a assadeira e vamos preparar a massa do bolo:

Num bowl médio e com o auxílio de um fuet misture as farinhas de trigo e milho, o fermento e o sal. Reserve. 

Bata as 6 colheres restantes de manteiga até obter um creme, adicione 1 xícara de açúcar (atenção: ainda vai sobrar 1/4 de xícara de açúcar) e bata até o creme ficar fofinho. Adicione as gemas, misturando bem, e a seguir os extratos de baunilha e amêndoas, misturando novamente. Adicione a  mistura de farinhas dividida em duas partes, alternando com o leite, comece e termine pela mistura de farinhas. Bata a massa até que tudo esteja bem misturado. Reserve.

Bata as claras em neve e adicione aos poucos aquele 1/4 de xícara de açúcar que estava sobrando. Envolva a massa nesse "merengue" aos poucos e com toda a delicadeza possível. Espalhe a massa sobre as frutas e leve ao forno para assar até que ao espetar um palito, este saia limpo, isso levou cerca de 55 minutos no meu forno, portanto se o seu forno estiver numa temperatura semelhante a 180 ºC, não há necessidade de abrir o forno com menos de 30-40 minutos. 

Transfira a assadeira para uma grade e deixe aguarde 15 minutos. Passe uma faca ou espatula ao redor da assadeira, a fim de desgrudar a massa. Vire a assadeira sobre um prato e se maravilhe com a aparição  do seu bolo no prato como um passe de mágica, lindo, brilhoso, cheiroso e muitíssimo saboroso. 

Por favor faça e saboreie!!



domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pizza Casareccia



É engraçado como algumas coisas são tão comuns no nosso dia-a-dia e ainda assim saibamos tão pouco sobre. Escrevo isso porque quando decidi escrever essa postagem hoje fui dar uma breve pesquisada sobre o assunto e me deparei com uma história rica: a da Pizza, vale a pena dar uma olhada.


A Pizza, ah a Pizza. Que invenção!! É de longe um dos meus pratos favoritos, não apenas por ser deliciosa, mas pela versatilidade e praticidade. Um disco de pizza caseira congelado vira uma refeição em poucos minutos. A variedade de coberturas que se pode fazer é infinita. E se você não tiver nada em casa, nem mesmo o disco de pizza congelado, basta pegar o telefone. Lembro que fiquei encantada há alguns anos atrás, quando mudei do Rio Grande do Sul para o estado de São Paulo, com a facilidade que se tem de encontrar uma pizza uma boa pizza delivery. Aqui em qualquer esquina tem uma pizzaria com forno a lenha e devo confessar que sim, isso faz toda a diferença. Infelizmente não tenho um no meu singelo apê, mas aprendi que com uma boa massa é possível fazer uma pizza deliciosa.

A resolução de fazer mais pizzas em casa do que simplesmente pegar o telefone teve vários motivos: i) é mais econômico, ii) é prático pois se você pode fazer um disco de pizza, pode fazer dois ou três ou quantos quiser e deixar alguns congelados. iii) É mais saudável pois você controla a quantidade de sal e gordura que vai utilizar, e se não quiser não usa nada de conservantes. iv) o prazer de preparar sua própria pizza é indescritível. v) Mas o mais estimulante talvez, tenha sido a constatação feliz de que quando a minha pizza está no prato, meu marido querido como até a bordinha, o que nunca acontece quando a pizza é comprada. :)

Durante muitos anos  eu usei essa receita de pizza aqui. Essa receita é tão prática quanto deliciosa, sem sova  alguma, resulta numa pizza mais fofa e grossa. Delicia!!  Mas.... como não compro livros de culinária apenas para enfeitar as prateleiras, decidi testar outras receitas, e uma delas foi essa da Nigella que achei muito prática. O Resultado é uma pizza leve e crocante.




Pizza Casareccia
Adaptado do livro "How to be a Domestic Goddess"  Nigella Lawson

Ingredientes:

200g ou 1 e 2/3 xic de farinha de trigo (eu usei para pães)
5 g ou 1 c. c. bem cheia de fermento biológico seco
1/ 3 de c. c. de sal
1/2 xíc mais 2 c. s. de água morna (aproximadamente)
2 c. s.  de azeite de oliva extra-virgem
1 assadeira de pizza untada e enfarinhada

Procedimento:

Combine a farinha de trigo, o fermento e o sal, misturando rapidamente com um fuet. Adicione aos poucos a água morna e o azeite. A receita diz para adicionar mais água se necessário para formar a massa, mas no meu caso não foi preciso. Misture tudo até que a massa possa ser trabalhada com as mãos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos. Ou utilize a batedeira com o gancho, nesse caso, por tempo suficiente para que a massa fique lisa e elástica. Essa massa é uma delicia de trabalhar, muito macia e o ponto é atingido bem rápido, creio que mesmo sem usar a batedeira. Coloque a massa num bowl untado com azeite, girando-a no bowl para que toda a superfície fique untada. Cubra o bowl com filme plástico  deixe descansar no microondas com o lâmpada acesa até dobrar de tamanho (é rápido, cerca de ½ hora).



Pré aqueça o forno a 230 °C.

Passe um pouco de óleo nas mãos e manipule a massa para retirar todo o ar, socando levemente. Pressione a massa sobre a assadeira (a Nigella usa uma assadeira retangular) ou abra com o rolo, sem pressionar demais (foi o que fiz). Cubra com um pouco de molho de tomate e leve para assar em forno pré aquecido por 15 minutos ou até que as bordas da massa estejam levemente douradas.


Retire do forno, cubra com a cobertura de sua preferência, finalizando com queijo muzzarela e retorne ao forno até o queijo derreter completamente e borbulhar. Sirva imediatamente e muito, mas muito bom proveito porque essa pizza é simplesmente demais.