quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

E que folhinha versátil...




Manjericão, ah o manjericão... confesso mais uma paixão. O que seria da minha vida sem ele? Pode parecer drama mas este é um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha. Um ramalhete de manjericão perfuma a cozinha inteira. Algumas folhinhas apenas, transformam um prato. Um galinho de manjericão na água do macarrão e o sabor aparece, no molho de tomates, na pizza marguerita, na salada e claro como não poderia deixar de ser.. no molho pesto. Que combinação tão rica em sabor, textura e aroma.

Molho pesto de manjericão e nozes

Ingredientes:

1 dente de alho grande
1 pitada de sal
2 xícaras de folhas de manjericão previamente lavadas e secas sobre um papel toalha
1/2 xícara de nozes
2 c. s. de queijo pecorino ralado na hora
2 c. s. de queijo Gran Formaggio ralado na hora (ou um queijo parmesão de boa qualidade)
1/2 xícara de azeite extra virgem de excelente qualidade

Procedimento:

Coloque o alho e o sal no pilão e comece a macerar. Aos poucos adicione algumas folhas de manjericão (é importante que as folhas não estejam molhadas), macere até esteja bem misturado. A seguir passe a alternar a adição das folhas de manjericão com a adição do azeite.

Euzinha costumo fazer uma parte do molho dessa forma para que o alho fique bem macerado e se misture completamente ao manjericão. Macere uma das duas xícaras de folhas no pilão e a seguir transfira para o processador.  Adicione a outra xícara de folhas de manjericão, as nozes, os queijos recém ralados e o restante do azeite. Processe a mistura apenas pulsando até que as nozes estejam trituradas. Prove para ver se está bom de sal, caso necessário corrija. Geralmente a pitada de sal inicial e o sal dos queijos já são suficientes.

Pronto, seu molho ao pesto de manjericão já pode ser usado como a sua imaginação mandar.

Uma utilização interessante é:

Misture duas colheres de sopa de molho pesto e duas colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese e sirva com torradinhas ou pão italiano. Acompanha muito bem uma taça de vinho durante um bate papo com os amigos antes do jantar, por exemplo.



3 comentários:

Cris disse...

Hum delícia! Para mim o molho mais fácil e de mais usos aqui em casa, por isso tenho vários tipos de manjericão na horta!

® disse...

Também amo! Fora o perfume que é maravilhoso!
Um bejim e ótimo feriado

Karen disse...

Cris, meu sonho é ter uma horta. Talvez quando morar numa casa. Por enquanto os gatos reinam absolutos nas sacadas e qualquer vaso de planta que seja colocado lá é considerado um brinquedo..rsrs.

Amehlia

Sempre ouço algo sobre o perfume do manjericão quando entro no elevador com meu ramalhete. Bom feriado pra você também.

Postar um comentário