sábado, 18 de fevereiro de 2012

Muffins de Espinafre e Pesto



Nunca havia pensado em Muffins salgados até comprar o The Williams-Sonoma Baking Book. A Williams-Sonoma é uma rede de lojas americanas que vende quase tudo o que se possa imaginar para a cozinha. Encontrei esse livro na Livraria Cultura, no ano passado em São Paulo. Ele é fantástico. Traz muitas receitas legais e no final ainda ensina algumas técnicas.

A questão é que me deparei com várias receitas de muffins... salgaditos. Adorei a ideia. Um bolinho assado com várias "aplicações". É muito prático para um lanche de domingo a noite, por exemplo, ou como foi o caso desse, servido como tira gosto antes de um jantar para amigos. 

Esse bolinho fez o maior sucesso! A ideia do pesto misturado à massa foi genial, fica um sabor incrível.

Ingredientes:

150 g de Pesto de manjericão e nozes (receita aqui
3 xícaras de farinha de trigo
1 colheres de sopa de fermento em pó
1 e 1/4 c. c. de sal
3 ovos grandes batidos
2/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 xícara de leite
300g de espinafre
1 xícara de queijo mussarela ralado grosso (eu coloquei no processador)

Procedimento


Lave o espinafre, coloque-o ainda úmido num refratário e leve ao microondas por 1 minuto, apenas para dar um leve cozimento (também pode ser feito no vapor, mas no microondas é muito mais prático), espere esfriar e pique os talos e folhas bem picadinho. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC.

Unte uma dúzia de forminhas para muffins ou uma assadeira com capacidade para uma dúzia de muffins  e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Em um bowl misture a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal, reserve. Num outro bowl misture os ovos batidos, o azeite de oliva e o leite. Misture e adicione o espinafre picado. Faça um buraco no centro da mistura de farinha e coloque a mistura de ovos e espinafre, misture aos poucos. Acrescente o pesto e o queijo e misture novamente apenas para envolve-los, você pode notar alguns pontinhos de pesto mas não importa, não misture excessivamente. Distribua a massa nas forminhas enchendo até quase a borda, a massa é pesada, não há perigo de derramar.

Asse os muffins até que estejam dourados e sequinhos, cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito e retire do forno apenas se este sair limpo depois de espetado na massa. Retire do forno, transfira para uma grade e deixe esfriar por 5 minutos. Desenforme e sirva morno ou a temperatura ambiente.

Dica: a minha assadeira com capacidade para 12 muffins é das antiaderentes escuras, preferi não usá-la pois havia pré-aquecido o forno a 190 ºC. Sugiro que nesse caso, o forno seja pré-aquecido em 180 ºC.

Experimentem!

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Karen,

Bom dia!

Primeiro agradeço a sua visita ao EternosPrazeres, e respondendo à sua pergunta, sim, você pode usar manteiga na massa da empadinhas, claro, não vai mudar o resultado não!

Um abraço pra você e sucesso com o blog!

Dricka disse...

Seu blog é delicioso. como pude passar tanto tempo sem conhece-lo???
Em tempo, cheguei aqui cortando caminho pela
Cozinha Coletiva. Vou xeretar tudo por aqui.
Bjs

Karen disse...

Renata,

Visitar seu blog foi um prazer. Vou experimentar com manteiga e depois te conto. Bjus


Dricka

Puxa, obrigada. Pode xeretar a vontade, por enquanto ainda não tem muito pra ver mas seja sempre bem vinda :) Bjus

Milena Andrade disse...

Oi Karen,
vim conhecer um pouco o seu blog e logo dou de cara com essa delícia... adorei a receita! Visitarei mais vezes o seu cantinho!! bj e bom carnaval.

Karen disse...

Olá Milena,

Fico feliz que tenha gostado. Volte sim, será sempre bem vinda. Bjuss e bom carnaval pra você também.

Postar um comentário