terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pão semi-integral de Iogurte e Sementes

Ingredientes:

1/2 c. c. de fermento biológico sêco
1 c. c. de açúcar
3/4 xíc. de água morna
1 e 1/2 xíc. de iogurte caseiro
2 c. sopa de manteiga derretida
3 c. s.opa de mel
2 c chá de sal
2 c. sopa de sementes de gergelim
2 c. sopa de sementes de linhaça (eventualmente, se não tenho todas as sementes em casa, uso apenas linhaça)
2 c. sopa de sementes de papoula
2 c. sopa de sementes de girassol
2 e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral
3 e 1/2 xíc. de farinha de trigo branca para pão

Procedimento:

Dissolva o açúcar na água morna, misture o fermento biologico e deixe repousar coberto com um pano por 10 minutos ou até espumar. Enquanto isso separe os outros ingredientes. Num recipiente grande, misture a manteiga derretida e o mel, e adicione o iogurte natural. A seguir adicione a mistura com o fermento. Acrescente as sementes (reserve um pouco caso queira salpicar sobre os pães), a farinha de trigo integral e o sal. Aos poucos adicione a farinha de trigo branca até que a massa solte um pouco das mãos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove até que a massa fique macia e elástica. Eu sovo por uns 5 minutos, nesse meio tempo, às vezes acontece de a massa voltar a grudar na mão, mas é só polvilhar um pouco mais de farinha. Não pode colocar muita farinha nessa hora porque senão o pão pode ficar massudo.

Unte uma bacia com óleo e coloque a massa, gire a massa na bacia de modo que toda a superfície fique envolta no óleo. Cubra com uma pano limpo e deixe crescer num lugar abafado (eu acendo o forno no mínimo por 5 minutos, apago e coloco a bacia lá dentro com a luz acesa, ou deixo no microondas com a porta aberta para que a lampada fique acesa). Espere a massa dobrar de volume, o que deve levar cerca de uma hora, aproveite esse tempo para untar e enfarinhar a assadeira que vc irá usar.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove levemente apenas para retirar o ar. Para fazer 20 pãezinhos, divida a massa em 4 pedaços iguais e cada pedaço em 5. Modele os paezinhos. Para fazer os três pães tamanho bolo inglês, divida a massa em três pedaços iguais e modele.

Coloque os pães na assadeira, cubra novamente com um pano limpo e deixe crescer por 40 min a 1 hora.  Caso queira salpicar as sementes: com o auxílio de um pincel de silicone, pincele a massa com água e então salpique as sementes.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC.

Asse em forno pré aquecido a 190 ºC por 30 minutos ou até ficar levemente dourado.

2 comentários:

Milena Andrade disse...

hum... Karen, adoro pão integral e esse
parece esta uma delícia!
Bjs!

Karen disse...

Oi Milena,

Eles são mesmo deliciosos viu?! rsrsrs
Bjocas

Postar um comentário